• 0800 808 0130
  • Segunda a sexta, das 8 às 12:00 - das 13:00 às 17:00

Em um percurso com belas paisagens, caminhada foi realizada em Prudentópolis

 

Publicado em: 11/04/2016 16:18

Whatsapp

 

Participantes percorreram mais de 12 km em Papanduva de Baixo em quatro paradas.

 

O Circuito Faxinal Dérevo, Prudentópolis, recebeu mais de 300 caminhantes para participar da 2ª Caminhada Internacional na Natureza, no último dia 10 abril, domingo. Uma realização do Município de Prudentópolis através da Secretaria de Turismo em parceria com a EMATER.

 

Com um belíssimo cenário de paisagens naturais, os participantes começaram a chegar antes das 7h para credenciamento e concentração para a caminhada. Reuniram-se para um café colonial às 8h.

 

Às 8h30 fizeram um aquecimento e iniciaram a caminhada de 12 km por belas paisagens, rios, cachoeiras, Museu da Baba Madalena, morros e trilhas em matas. O sol e o calor dificultaram um pouco o percurso, o que exigiu dos participantes, além de bom preparo, um esforço físico acima do moderado.

 

Alguns grupos da cidade e das comunidades vizinhas, de Papanduva de Baixo e Pinhalzinho, aproveitaram para também prestigiar o evento, que contou com Missa, Feira de agricultores e produtos artesanais, Prudentópolis Tem, apresentações artísticas e folclóricas, como a haivka do Grupo Vesselka e o Concurso da "Carroça Ornamentada".

 

Com duração de aproximadamente 4h os caminhantes se confraternizaram com um delicioso almoço típico ucraniano, feito pela comunidade da Papanduva de Baixo, através da comissão da Igreja São João Batista, sob a coordenação do seu presidente Luís Kordiak, ao final da caminhada.

 

Participantes;

 

 

O objetivo;

 

Uma caminhada é uma atividade, geralmente desportiva, não competitiva, praticada essencialmente em ambientes naturais, obtendo os seus praticantes os benefícios inerentes à prática de atividades de ar livre, funcionando ainda como uma forma de escapar ao stress e sedentarismo do dia a dia, permitindo ao mesmo tempo um maior conhecimento de nós próprios.

 

Pelo fato de ser praticado na natureza, o passeio proporciona uma interação que incentiva a observação desse meio, levando a um maior conhecimento dos valores naturais, tais como a fauna, flora, etc. O que deve contribuir para promover o seu respeito, através da sensibilização e educação ambiental, além disso, ele geralmente é praticado em grupos, tanto familiar, quanto de plenos desconhecidos.