História

INFORMAÇÕES SOBRE TURISMO NO MUNICÍPIODE PRUDENTÓPOLIS

 

1.    História e Cultura: breverelato da fundação/formação de Prudentópolis, imigrantes e migrantes.

O Município de Prudentópolis está situado na região centro sul doParaná, a 207 km da capital, ocupa uma área total de 2.461,58 Km2,possuindo uma população de 51.567 habitantes, (Estimativa da população -IBGE/2015) sendo que cerca de 60% desta localiza-se na zona rural do município,que tem no setor primário a base de sua economia.         

O município foi colonizado a partir do final do século XIX, porimigrantes ucranianos. Além destes, outros imigrantes também se estabeleceramna região e foram importantes para o processo de colonização do município,entre eles destacam-se os poloneses, alemães e italianos.

O nome Prudentópolis é uma homenagem ao antigo presidente Prudente deMorais, a cidade já recebeu vários títulos, entre eles Capital do Mel, UcrâniaBrasileira e hoje é conhecida como a Capital da Oração, devido as mais de cemigrejas que foram construídas.

Já no que se referem às tradições, elas são mantidas através das festas,do artesanato tradicional, como bordados e as pêssankas (ovos de galinha eganso pintados à mão), de gastronomia e do estilo arquitetônico das construçõesda cidade.  Além disso, o município é umgrande produtor e exportador de feijão preto (sendo o maior produtor do feijãopreto do Brasil), soja, milho, fumo, arroz e cebola.

Porém o grande destaque da cidadesão seus recursos naturais, devido à sua formação geográfica e terrasacidentadas, existem diversos canyons e cachoeiras, inclusive muitas de grandeporte, o que levou Prudentópolis a ser conhecida como a Terra das CachoeirasGigantes.

Detentor de uma importante diversidade natural, onde se destaca a suariqueza hidrográfica e seu relevo acidentado que resultam em uma grandeocorrência de quedas d’águas, muitas de beleza singular. Ainda no aspectonatural, merece destaque ocorrência de floresta de araucária ainda preservada.

 

Prudentópolis tem uma localização privilegiada, sendo cortada pela BR277 e BR 373 e destaca-se como centro para investimentos, principalmente nosetor turístico, no ramo hoteleiro e alimentício. Tem se consolidado também afabricação de embutidos, como a Krakóvia, produto prudentopolitano que ganhou omundo.

 

2.    Citar os atrativosturísticos, somente os culturais (Não precisa descrever).

 

Museus: Museu do Milênio;

                Museu Histórico da Irmãs Servasde Maria;

Igrejas: Igreja Matriz São JoãoBatista;

              Santuário Nossa Senhora dasGraças;

              Igreja Matriz São Josafat.

Alémdesses: Oportal da Cidade;

                        Tipografia;

                        Colégio e Seminário SãoJosé.

 

3.Base econômica, citar o que Prudentópolis produz.

Abase econômica do município é a agricultura. Produz além da soja, o milho,fumo, trigo entre outros, porém a maior produção faz com que a cidade sejareconhecida como a Capital do Feijão preto.

 

4.Fé Católica: citar quais os atrativos e eventos religiosos.

AIgreja Matriz São Josafat e a Igreja Matriz São João Batista assim como outrasigrejas da cidade também servem de atrativos. Eventos religiosos tradicionais:

 

APáscoa ucraniana. (Semana comemorativa da Páscoa.).

As celebrações iniciam com o espetáculo da Paixão de Cristo.

Na sexta-feira acontece a adoração ao SantoSudário, iniciada a grande procissão com o Santo Sudário com a vigília dosCossacos. Os Cossacos são voluntários, que se disponibilizam para ficaremvigiando o Santo Sudário, enquanto os cristãos prestam culto ao Cristo morto.No sábado de Aleluia Igreja Ucraniana São Josafat em Prudentópolis realiza atradicional Benção de alimentos de hora em hora, das 8h às 18h e também nosábado durante o dia acontece o tradicional Bazar de Páscoa onde os visitantespodem adquirir os produtos da tradicional cesta de Páscoa para benção. Nosábado a noite, após a Divina Liturgia os cossacos fazem apresentaçõesartísticas no pátio do Centro Paroquial onde constroem uma pequena aldeia, comcarroças, artefatos, ferramentas e cabanas, tentando assim retratar ascomunidades ucranianas que realizavam tais costumes. Os Cossacos foramcorajosos guerreiros e eram preparados para guerrear contra qualquer inimigo,fosse ele polonês, moscovita, tártaro ou turco. Nesta época do ano,precisamente no Sábado de Aleluia, véspera da Páscoa, uma multidão deaproximadamente 5 mil pessoas passa pela peculiar Igreja São Josafat, emPrudentópolis, região centro-sul do Paraná.

 

Festa de São João Batista. (24 de junho, com dez dias de festa.).

Igreja São João Batista é umadas principais e a mais tradicional referência religiosa do Município dePrudentópolis, onde as celebrações são realizadas no rito latino.

Conhecida como a Igreja Matriz de São João Batista, projetadaem estilo colonial, foi concluída em 1990 e está localizada onde osdesbravadores do Município construíram a primeira capela que levava o mesmonome.

Em 07 de junho de 1906 a capela tornou-se paróquia e em 1915realizou-se a primeira edição dos festejos em louvor a São João Batista, quepopularmente chamamos de “barraquinhas”.

“A devoção a São João Batista começou em nosso município, comD. Emília – esposa de Firmo Mendes de Queiróz, fundador de Prudentópolis, hámais de 100 anos atrás. Conta a história, que D. Emília mantinha a imagem deSão João Batista, num canto da sala, numa prateleirinha. E, que aos vintes equatro de junho, reuniram-se toda a família e a vizinhança para comemorar. Emvolta de uma caieira, ao som do barulho dos rojões, a caneca de quentão corriade mão em mão”. No ano de 2015 foi comemorado o centenário da Festa de São JoãoBatista.

Local: Igreja Matriz de São João Batista

 

Festa do Padroeiro São Josafat (Dia 12 de novembro.).

O padroeiro da etnia ucraniana é comemorado comcelebrações religiosas: novenas, missas e procissão, além dos festejospopulares: barracas de artesanato e comidas típicas, apresentações de gruposfolclóricos, grupos de música ucraniana e bingos.

 

5.Pesquisando sites sobre Prudentópolis, a cidade tem uma marca/identidade:  “ Capital da Oração”  .... confirma ?  ou tem outra identidade, informar.

Prudentópolis já recebeu o título popular de “Capital da Oração”.Isto se deve ao fato de 90% de sua população professar a religião católica eprincipalmente, por existir no município mais de 100 templos. Os católicos dePrudentópolis possuem dois ritos: o Latino e o Oriental Ucraniano, que possuemdiferenças marcantes nos paramentos, nas orações litúrgicas, na comunhão e na arquiteturados templos. Os templos latinos possuem torres esguias, em estilo gótico,enquanto os do Rito Católico Oriental Ucraniano destacam-se pelas cúpulasabobadadas, em estilo bizantino.

A religião, enquanto um fator cultural étnico influencia diretamenteno modo de viver da população local e encontra-se refletido no seudia-a-dia. Prudentópolis conta com duas paróquias, a de São Josafat, comaproximadamente 33 igrejas e a de São João Batista, com aproximadamente 45igrejas.

 

6.Festas tradicionais / típicas: tipo de festa e datas de realização durante oano.

 

 

 

Festa da Soja

Teve Inicio em 2008, por iniciativada comunidade. São três dias de atrações, inicia na sexta-feira com exposiçãode máquinas agrícolas, veículos, caminhões, no sábado, durante o dia visitaçãonos estandes, a noite Divina Liturgia  e jantar Costela Fogo de Chão, noDomingo, pela manhã Divina Liturgia, após o almoço leilão e diversas atrações eescolha da rainha da festa. O lucro da festa é revertido para a Igreja NossaSenhora das Graças que é Padroeira da Comunidade.

Nesse evento passam aproximadamente 30 mil pessoas de váriosestados do Brasil.

 

Festa da Erva-Mate.

O Evento acontecerá nos dias 01, 02 de agosto de 2016 (sábadoe domingo), na Comunidade de Santa        TerezinhaRio D'Areia – Prudentópolis – Pr.

O Evento contará com Palestra Técnica e rodas de chimarrão nosábado à tarde, assim como, visita aos            expositoresdas Ervateiras que apoiam este evento: baldo, Globo e Natural, Boa Vista, SãoVicente, Bugio,   Bitumirim, dentreoutras. No domingo, missa com participação da Paróquia Cristo Rei de Ivá,almoço festivo        e a tarde, muita dança, leilão e show deprêmios.

Objetivo do Evento é valorizar o produto local, assim como,as Ervateiras da região.

 

A FENAFEP (Festa Nacional do Feijão Preto)

Acontece sempre na semana que antecede oaniversário do município, dia 12 de agosto. Em 2016, Prudentópolis realizaentre os dias 11, 12, 13 e 14 de agosto a sétima edição da Festa Nacional doFeijão Preto (FENAFEP), com a expectativa de recebermais de 60 mil visitantes dispostos a provar a maior feijoada do mundo – deacordo com o livro Guinness Book, sendo também uma oportunidade para osturistas conhecerem os encantos que a cidade oferece: cachoeiras gigantes,faxinais, povo acolhedor e uma vasta cultura ucraniana mantida através degerações.

Criada em 2010, a Fenafep faz parte das comemorações deaniversário do município - 12 de agosto, e tem como objetivo promover evalorizar a agricultura familiar, a agroindústria, a cultura local, agastronomia e impulsionar o turismo local.

O município é responsável pela produção de 40 das350 mil toneladas de feijão preto produzidas no Brasil e, de acordo com aSecretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), isso representa 12% do feijãopreto que vai para a mesa dos brasileiros, fazendo de Prudentópolis o maiorprodutor país.

A grande atração da Fenafep é sua feijoada, sendoapontada pelo livro dos recordes – o Guinness Book, como a maior feijoada domundo. O prato é preparado em uma panela de 12 toneladas, o qual é utilizadomais de meia tonelada de feijão, mil litros de água e 800 quilos deingredientes como o lombinho, a costelinha defumada e a linguiça. Aparticularidade de seu preparo está na movimentação dos ingredientes dentro dapanela, que é realizada com uma pá adaptada a uma escavadeira hidráulica. Opreparo da feijoada já se tornou um grande acontecimento na região, atraindomeios de comunicação que pautaram o evento, dando visibilidade nacional àFenafep.

Não há um perfil exclusivo de público para estafestividade. Participam do evento desde o produtor rural e sua família, aempresários e autoridades nacionais e internacionais vinculados ao agronegócio,assim como o turista que busca desfrutar os atrativos que a cidade oferece.

A Fenafep acontece no Centro de Eventos “Terra das Cachoeiras”,localizado na BR-373, km 262.

Para mais informações, entre em contato com o Centro deInformações Turísticas: (42) 3908- 1105, na Secretaria de Turismo: (42)3446-3946 ou na Secretaria Municipal de Cultura: (42) 3908-1077.

 

Semana da Comunidade Ucraniana

Em 2010 o Governo Federal aprovou a Lei queinclui no calendário da República Federativa do Brasil, o dia 24 de agosto comoo dia da Comunidade Ucraniana no Brasil. A partir dessa data em Prudentópolis écomemorada a Semana da Comunidade Ucraniana com objetivo de fortalecer astradições e costumes tão ricos desse povo. São realizadas oficinas de: bordado,pessankas, artesanatos, culinária, danças folclóricas, música e palestrasinformativas. Além disso, o evento conta com a participação das Universidades.

O Evento tem como ponto alto no sábado o Festivaldo Vareneke (jantar tipico ucraniano) com show de um artista da Ucrânia e nodomingo o grande encontro cultural de crianças das comunidades do Município dePrudentópolis e municípios vizinhos, concurso da rainha da Semana Ucraniana eshow do artista da ucraniana para as crianças.

Data: Acontece no mês deagosto. Em 2016, será realizada entre os dias 17 a 24 de agosto.

 

Noite Ucraniana

Uma festa gastronômica e cultural ucraniana, realizada desde1990 pelo Grupo Folclórico Ucraíno-Brasileiro Vesselka. O grupo apresentadanças com diferentes trajes típicos das diversas regiões da Ucrânia, alémde  servir um jantar típico.

Local: Centro Paroquial São Josafat.

Data: Sempre no primeiro sábado de agosto. Em 2016, será dia6 de Agosto. Contato: Emerson LuizScharnei +55 (42) 8407 3734

 

7.Gastronomia: comida típica / doces e salgados artesanais / bebidas etc.

Citardois ou três restaurantes / café colonial / etc.

Agastronomia de Prudentópolis é variada. Os principais pratos:

1- BORSHT- Sopa cremosa de repolho com carne de porco.

2- NATA: Extremamewnte suave e azedinho, este molho à base deleite acompanha carne de porco.

3- MOLHO DE CARNE: Forte e temperada, a receita lembra o molho àbolonhesa. Também cai bem como carne de porco.

4- HULOPTI: Embora não use especiarias orientais, esta folha derepolho recheada com carne moída e arroz lembra o tradicional “charuto” dos árabes.

5- HRIN: Molho de raiz forte com beterraba, para acompanhar carne.

6- KRAKÓVIA: Embutido de carne nobre e defumada de porco. Lembramuito uma lingüiça, porém mais forte do que a calabresa.

7- KUBASSAT- Uma espécie de Krakóvia mais suave.

8- PEROHÊ- Espécie de pastelzinho de massa amanteigada, recheadade uma mistura de batatinha com requeijão. Pode ser acompanhado com molho decarne.

9- LOMBO DE PORCO COM ABACAXI- Lombo tradicional com temperostípicos, assados e servidos com abacaxi fruto.

 

8.Produtos da agroindústria familiar: quais produtos um visitante poderáadquirir, como também visitar o empreendimento. (por exemplo: visitar umavinícola; uma fábrica de biscoitos , etc.)

Oproduto mais procurado é a Krakóvia que pode ser encontrado na Casa de CarnesAlvorada, pioneira na fabricação de embutidos.

 

9.Artesanato local. Visita e compras.

Está sendo realizado no municípioatravés da Prefeitura Municipal em parceria com o SEBRAE o Projeto“Prudentópolis Tem” que tem como objetivo valorizar e dar mais espaço àsmanifestações artesanais e culturais do mesmo. Fazem parte do projeto um totalde 46 artesãos. Em abril/2015 foi inaugurado a Feira Municipal do Artesanato emPrudentópolis, que acontece todos os sábados na Praça Coronel José Durski. 

A principal característica deste tipo deartesanato é o fato de serem objetos contemporâneos que buscam na cultura e nastradições a inspiração para a criatividade.

Atualmente, a maior procura dos turistas peloartesanato está nas pessankas, e nos bordados, os quais podem ser encontradosnas feiras, ou então em lojas de artesanato da cidade.

 

10.Hotéis e ou Pousadas: citar/recomendar os melhores.

Òzerahotel Fazenda

HotelElite

HotelVilla Lopes

HotelBurack

PousadaSalto Sete

PousadaSalto São João

      

11.Restaurantes.  Citar/ recomendar uns 2 ou3 restaurantes.

ChaléColonial Costenaro

ChurrascariaPenteado

Churrascariae Pizzaria Iguaçu.

 

11.1.estruturados para receber grupos, média 30 a 40 pessoas, do Brasil e doexterior?

Sim.Além dos citados acima, recomendamos também Ózera Hotel Fazenda e Hotel Elite.Contudo, estes necessitam de agendamento.

 

11.2.tipos de comidas, de preferência típicas e também a nacional comum a todos.

Todosos restaurantes já citados fornecem comidas nacionais comuns a todos. No casodas comidas típicas, esses fornecem apenas com agendamento.

 

11.3.ambientes confortáveis, fácil acesso, etc.

Sim.Todos os restaurantes citados.

 

12.  Compras em geral.  O turista gosta de comprar:

12.1. brasileiros compram com cartão de créditoe ou débito.

 Sim. Utilizam os dois modos de compra, além demoeda corrente.

12.2. visitantes estrangeiros compram e  pagam somente com cartão de crédito.

Dependede cada visitante, visto que alguns estabelecimentos ainda não fornecem essesistema.

 

13Guia de turismo ou condutor local preparado para apresentar a cidade?

Sim. Abaixo os guias dacidade credenciados na EMBRATUR:

 

Coquinho
Guiade Turismo (credenciado EMBRATUR)
Telefone: +55 (42) 9901-4150
E-mail:
gilverli@bol.com.br

Fabio Ravanello Matos
Guiade Turismo (credenciado EMBRATUR)
Telefone: +55 (42) 9832-4991
e-mail:
fabiogtur84@gmail.com

Ricardo Beraldo
Guiade Turismo (credenciado EMBRATUR)
Telefone: +55 (42) 9822-7777
e-mail:
contato@saltosete.com.br

Luciano Voyvoda
Guiade Turismo (credenciado EMBRATUR)
Telefone: +55 (42) 9943-8464
e-mail:
lucianovoyvova@gmail.com