Ano letivo 2016: Secretaria de Educação celebra missa e reúne mais de 600 pessoas

Publicado em: 02/02/2016 16:58

Nesta manhã (02), a Secretaria Municipal de Educação realizou uma celebração religiosa para marcar o início do ano letivo. A cerimônia ocorreu na Igreja do Santuário Nossa Senhora das Graças, onde reuniu mais de 600 pessoas entre diretores, professores, estagiários, motoristas e auxiliares de serviços gerais. Em seguida, todos se dirigiram ao pavilhão da igreja para participarem da abertura solene do início do ano letivo. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito municipal Adelmo Luiz Klosowski, a primeira-dama Beatriz Aparecida Klosowski, a secretária municipal de Educação Joanice Chomen Klosz, o secretário municipal de Administração Eli Corrêa Fernandes, o vereador Mauricio Bosak, e demais funcionários da Educação e secretarias.

Em um discurso emocionado, a secretária municipal de Educação deu as boas-vindas a todos os presentes, destacando as principais conquistas obtidas ao longo desses 11 meses para a Educação. E agradeceu: "sou muito grata a todos por compartilhar este momento de fé, celebração e proximidade desta grande família chamada educação de Prudentópolis. Para 2016 desejamos a soma de expectativas, redução da desigualdade, multiplicação das alegrias e virtudes e a divisão de um grande trabalho em benefício de nossos jovens". Sobre a recepção de boas-vindas, a diretora da escola Coronel Durski, Marilze Chociai Penteado de Carvalho, contou que foi a confraternização foi um momento especial. "Esse acolhimento junto a Deus e aos colegas foi importante para nos preparamos para esta jornada chamada educação. Estamos com uma expectativa muito boa para este ano, haja vista os investimentos significativos que a Educação vem recebendo".

O prefeito Adelmo Klosowski também ressaltou as aquisições para a Educação, como reformas, construções, compra de veículos, contratação de professores, entre outros benefícios. "Estamos tentando fazer o melhor, pensando no melhor para o município". Ele ainda comentou sobre as estradas rurais: "a Secretaria de Transporte e Infraestrutura está dando prioridade máxima na recuperação de estradas, onde o transporte escolar estará transitando nos próximos dias". O vereador Mauricio Bosak, representando a Câmara Municipal, aproveitou para agradecer ao prefeito por ele ter atendido ao seu pedido quanto à construção de uma nova escola municipal Severo Agibert. "A partir da devolução de R$ 1,5 milhão da Câmara à Prefeitura, pudemos acompanhar o comprometimento do prefeito com o município nos investimentos realizados até então. E esta aquisição do material escolar a todas essas crianças é a demonstração do respeito e da valorização do ser humano", disse.

Durante o evento, o prefeito entregou simbólicamente à secretária de Educação o livro "Linhas de Prudentópolis". O livro - que relata paisagens e fotografias de lugares e pessoas do município, será entregue em todas as escolas municipais, levando história e cultura às crianças.

Material escolar: todas as crianças da rede municipal de ensino vão recebê-lo gratuitamente

O momento também foi uma oportunidade para anunciar a entrega do material escolar a todos os alunos da rede municipal de ensino, tanto os do Centro de Educação Infantil como os do Ensino Fundamental. Para a entrega simbólica do material - que inclui mochila, cadernos, lápis, giz de cera, entre outros itens, participou o aluno do Ensino Fundamental, Bruno Otávio Garbachevski. Para a mãe de Bruno, a professora Leidiani Garbachevski, o material veio em bom momento. "Achei ótima a iniciativa. Os materiais são de ótima qualidade, e no início do ano, em que temos tantas contas a pagar, principalmente em um ano de crise, isso foi uma alegria para mim e acredito que a todos os pais também", disse.