Inclusão ambiental, social e econômica: Ageco iniciou nesta semana a coleta de recicláveis em Prudentópolis

Publicado em: 21/01/2016 11:55

A Associação Ageco - Agentes Ecológicos de Materiais Recicláveis de Prudentópolis, iniciou em janeiro a coleta de resíduos recicláveis, trabalho este que antes era realizado pelo Município. As atividades foram assumidas após um convênio assinado com a Prefeitura Municipal, em 22 de dezembro de 2015.

A partir do convênio, o trabalho das 11 famílias associadas ficou regularizado, promovendo a inclusão social e econômica dos profissionais. Inclusive, adequou o município nas normas da política nacional de resíduos sólidos, que tem como base o desenvolvimento ambiental, social e econômico. Nesse sentido, o acordo regulamenta que a Ageco será responsável de realizar a coleta seletiva de recicláveis em Prudentópolis, enquanto que a Prefeitura cederá um caminhão caçamba e um motorista para contribuir neste serviço.

Adaptação que gerou alguns atrasos na coleta

Tratando-se de uma atividade recente a partir do convênio com a Prefeitura Municipal, os associados da Ageco enfrentaram alguns desafios no início desta semana: a adaptação - cuja coleta está desenhada para seguir um cronograma semanal, e uma falha técnica no caminhão, mas que já foi solucionado. Essas duas dificuldades geraram um atraso no recolhimento dos resíduos recicláveis, percebido em algumas regiões da área urbana do município.

Terezinha Silva, moradora do Centro, percebeu a situação e disse entendê-la por se tratar de um procedimento complexo que requer tempo de adaptação. "Vi que alguns vizinhos misturaram o lixo orgânico com o reciclável, o que é uma pena. O reciclável por si só não emite odor, pois é papel, plástico, vidro, madeira. Logo, não custa nada organizá-lo fora de casa até que o caminhão o recolha". Sobre esse aspecto, o secretário municipal de Meio Ambiente e Planejamento e Obras, Alex Fabiano Garcia, explicou que até o final desta semana, a situação será normalizada. "Vamos aumentar a equipe e realizar um treinamento intensivo para ajudá-los a seguir o cronograma sem atrasos. Por isso, mais uma vez, solicitamos a compreensão de todos".

(Imagem: Aldeli Prates)