Educação: professores finalizam ano letivo com capacitação e mobilização para a permanência e continuidade do PNAIC

Publicado em: 11/12/2015 16:43

Hoje, professores da Rede Municipal de Ensino de Prudentópolis estão reunidos no pavilhão do Santuário Nossa Senhora das Graças para um curso de motivação e capacitação, o qual inclui os professores e educandos do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Joanice Chomen Klosz, destacou a importância do incentivo da Prefeitura Municipal para a Educação de Prudentópolis. Especialmente, pelo fato de todo o País estar vivendo uma fase atípica com crise política, financeira, a qual afetou, principalmente, os municípios que dependem do repasse de outras esferas governamentais. "Quero parabenizar e agradecer ao prefeito Adelmo pelo olhar diferenciado para a nossa Educação. Mesmo em um ano de crise, foram realizados ajustes e economias no município que permitiram uma série de aquisições e melhorias, oferecendo aos nossos alunos um ensino comprometido e de qualidade". Dentre as melhorias, a secretária destacou alguns:

1. Contratação de 55 professores - a maior da história de Prudentópolis;

2. Conclusão de obras nas escolas Santa Clara e Concórdia, além da sede para a EJA na Escola Nossa Senhora Aparecida;

3. Construção de 19 salas. Destas, 03 já foram concluídas, 08 em fase de acabamento, as demais finalizam até fevereiro de 2015;

4. Aquisição de 26 parques infantis, contemplando todos os CMEIS, escolas da área urbana e do campo que ofertam educação infantil, incluindo a aquisição de 60 kits de jogos pedagógicos para todas as escolas e CMEIs;

5. Realização do “Projeto Histórico Cultural”, proporcionando aos professores e demais funcionários momentos de socialização, integração e conhecimento;

6. Reforma dos banheiros na escola de Linha Esperança; Cobertura da quadra na Escola Coronel José Durski; Construção do muro na Escola Nossa Senhora Aparecida e CMEI Santa Luzia (Vila da Luz); Construção da Escola Severo Agibert; Reforma do CMEI Nossa Senhora das Graças (Vila Mariana); Instalação de área coberta em 3 escolas do campo e  CMEIs, Construção da escola Jardim Pinheiro – Vila das Flores e Papanduva de Baixo (parceria FNDE) e Construção dos CMEIs Barro Preto e Pousinhos (parceria FNDE).

7. Aquisição de Kit de material escolar com mochila e estojo para todos os alunos da rede municipal e confecção de mobiliário para a sede da EJA;

8. Construção de uma nova escola Severo Agibert;

9. Aprovação da lei de plano de cargo do magistério;

10. Aquisição de 06 veículos para a Secretaria de Educação, aumentando sua frota (entre eles, carros utilitários, e transporte escolar).

O prefeito Adelmo Luiz Klosowski aproveitou o momento para reforçar que é possível uma administração séria, com responsabilidade, pautado no respeito com o recurso público. "São quase 10 meses de Administração e com economias e criatividade conseguimos muitas melhorias para Prudentópolis. E essa austeridade econômica também foi incorporada pela Câmara Municipal, que devolveu a Prudentópolis R$ 1.500,000. Essa devolução está sendo investida em maquinaria - como o caminhão de pavimentação, e outra parte, para a construção da nova escola Severo Agibert", disse o prefeito em elogio ao presidente da Câmara de Vereadores, José Adilson dos Santos, que também esteve presente no evento.

Mobilização pelo programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Na abertura solene do evento, as autoridades e professores aproveitaram para fazer um manifesto de apoio à permanência e continuidade do programa, que está sob o risco de corte pelo Ministério de Educação.
O Pacto é um programa do Governo Federal, executado em Prudentópolis pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação. Ele tem por objetivo alfabetizar crianças de até oito anos de idade, fomentando a leitura, interpretação e realização das quatro operações matemáticas até o final do 3º ano do ensino fundamental I.

Para a professora Adriana Vaurik, que atua no município há 9 anos e participa no PNAIC desde sua implantação, o programa valoriza o professor e beneficia o aluno, fomentando a interação entre os professores e as disciplinas e dá novas expectativas e práticas pedagógicas às crianças. Já a professora da localidade de São Pedro, Sara Belin Dal Santos - que atua na Educação do município há 13 anos -, disse que o programa é uma espécie de prêmio e que ele deve ser mantido. "Nós que somos da Educação do Campo fomos muito beneficiados pelo Pacto, pois ele nos ofereceu recursos valiosos com materiais e livros didádicos que permitiram enriquecer nossas aulas. Por isso, quero que ele continue, pois ele faz a diferença em sala de aula, sendo um compromisso maravilhoso com a criança e com a Educação". A mesma opinião é compartilhada pela professora Susane Aparecida de Lima, de Herval, que atua no município há 10 anos. "O Pacto veio para transformar a Educação, e vejo o quanto os alunos vêm mais motivados para a sala de aula. Também preciso destacar o apoio que o município tem nos dado, especialmente com o transporte escolar. Nós e a Prefeitura Municipal apoiamos a continuidade e permanência do Pacto, mas a decisão final é do Governo Federal, por isso estamos aqui hoje para reforçar o desejo de que o PNAIC continue em nosso município, disse.