Lideranças locais discutem alternativas para perdas na agricultura de Prudentópolis

Publicado em: 10/12/2015 15:54

Hoje pela manhã (10), lideranças locais estiveram reunidas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais para analisar a atual situação da agricultura no município - tema deflagrado após as intensas chuvas das últimas semanas.

De acordo com as autoridades presentes, já foram afetadas as culturas de trigo, soja, feijão e fumo. Considerando que a agricultura representa 56% da economia do município, composta majoritariamente por agricultores familiares, uma das principais pautas da reunião foi estudar a viabilidade de decretar um pedido de emergência, com o intuito de Prudentópolis obter recursos para amenizar o impacto desses prejuízos.

Para o prefeito Adelmo Luiz Klosowski, a situação climática é crítica, já com previsão de que as chuvas vão aumentar em janeiro. "É o fenômeno El Niño mais avassalador dos últimos tempos, e as chuvas que ele ocasiona dificultam o trabalho de recuperação de nossas estradas rurais e pontes, agravando mais a situação do agricultor. Portanto, este momento é de grande união entre todas as lideranças, e de muito trabalho. Estamos adquirindo mais maquinarias para atuar nas estradas, e nossa Secretaria de Transporte e Infraestrutura não terá ferias aditivas. Estamos aguardando as chuvas cessarem para ativarmos um intenso cronograma de melhorias e obras para diminuir esses impactos".

Próximos passos

Com o objetivo de contabilizar os prejuízos e o número de agricultores prejudicados pelas chuvas, foi organizada uma grande mobilização entre a Secretaria Municipal de Agricultura, cooperativas, cerealistas, Emater, bancos como o Sicredi e Banco do Brasil, Seab, Cresol e o sindicato para o levantamento dessas informações.

Como Prudentópolis possui uma grande extensão rural, a mobilização visa agilizar a coleta desses dados, incluindo pontes, estradas afetadas, entre outros aspectos relacionados ao mau tempo. A partir dessas informações, a Defesa Civil do município poderá cadastrar o pedido de decreto que é encaminhado para o estado analisar e viabilizar recursos.