Cultura de Prudentópolis realiza a I Conferência Intermunicipal de Cultura

Publicado em: 23/10/2023 16:57 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura de Prudentópolis

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, realizaram na última quinta-feira (19), a I Conferência Intermunicipal de Cultura com os municípios pertencentes à Macrorregião Centro-Sul Polo 04 do Paraná (Irati, Inácio Martins, Rio Azul, Guamiranga, Fernandes Pinheiro e Rebouças).

A participação na Conferência foi aberta à sociedade civil, poder público e demais segmentos da sociedade, que ajudaram a eleger os 3 delegados para representar a região na IIII Conferência Estadual de Cultura que será nos dias 4 e 5 de Dezembro em Foz do Iguaçu.

Os eleitos foram: Governamental Titular Juliana Caroline Ceccatto do Município de Irati e Suplente Luciane Spegiorin Surek da cidade de Fernandes Pinheiro; Da sociedade civil titular: Wanderlei Gomes da Silva e Suplente ficou Mariana Cristine da Silva, ambos de Prudentópolis; Titular: Kleber Erivelton Fernandes da cidade de Inácio Martins e Suplente: Raissa Negroni de Oliveira da cidade de Irati

A comissão organizadora foi composta por membros de cada município. O tema central foi: Democracia e direito à cultura, na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura local, estadual e nacional. Nesse contexto, foram debatidos 6 eixos temáticos:

Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;

Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;

Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Vale ressaltar que as conferências são espaços destinados ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos.

Na ocasião, estiveram presentes as autoridades Prefeito Osnei Stadler, o Presidente da Câmara de Vereadores Lademiro Budnik; a Secretária de Cultura Nadir Vozivoda; a Secretária de Turismo Cristiane Boiko Rossetim, o Agente Regional de Cultura Norbert Padilha Heinz; a Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Prudentópolis Lurdes T. Sabatoviski.

Um agradecimento a Secretaria Municipal de Turismo pela parceria e colaboração com materiais para a conferência e também aos oficineiros Alex Ribeiro e Mel Maia que realizaram uma apresentação musical.