Compras públicas: Prefeitura Municipal e Sebrae realizam palestra para capacitar servidores

Publicado em: 09/09/2015 13:33

Durante o mês de setembro, a Prefeitura Municipal e o Sebrae estão promovendo dois ciclos de capacitações sobre o tema Compras Públicas, com o objetivo de promover a informação e aumentar a participação das empresas locais nos processos licitatórios. Na tarde de ontem (08), ocorreu na Câmara Municipal de Prudentópolis a palestra “Compra Governamental”, com a participação de aproximadamente 30 servidores responsáveis pela elaboração dos editais de licitação.

De acordo com a palestrante do Sebrae da Regional Centro, localizada em Ponta Grossa, Janete Probst Munhoz, um dos grandes desafios da compra pública é mudar o comportamento dos empresários pois, durante muitos anos, as empresas foram apenas emissoras de orçamentos e não de fornecedoras. “Mais que falar de compras e operacionalidades, é importante enfatizar que vender às prefeituras pode ser um diferencial para incrementar a receita das empresas”, destacou.

A experiência com demais municípios permitiu à palestrante identificar três aspectos necessários para incentivar às empresas a participarem das compras públicas, sendo elas: 1. Transparência; 2. Informação e treino às empresas, com parcerias com o sindicato dos contadores; 3. Pagar em dia para estabelecer uma relação de confiança e estabilidade. “O diálogo, a informação e capacitações também fazem parte desse processo”, complementou a palestrante.

Nesse sentido, Janete Munhoz disse que a iniciativa da Prefeitura Municipal em promover este ciclo de palestras foi uma decisão acertada, pois a capacitação e a informação são grandes aliados para eliminar mitos e cativar o empresário a participar das licitações. “Há municípios que conseguiram modificar sua realidade quanto à participação das empresas locais nas compras públicas, como é o caso de Mercedes, localizado na região Oeste do Estado. As empresas de lá hoje brigam para fornecer à prefeitura, porque perceberam que esta é uma importante alternativa de crescimento e desenvolvimento, em que todos ganham”, ressaltou.

O segundo ciclo de capacitação será realizado na Associação Comercial e Empresarial de Prudentópolis (Aciap), nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Desta vez, o treinamento tem como público-alvo os empresários. "É uma grande oportunidade para esclarecer dúvidas e obter informações, sendo que este curso é fundamental para as empresas que desejam fornecer à Prefeitura Municipal", salientou a secretária de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Cristiane Boiko.