Sem alagamento: obras em trecho da Avenida São João solucionam problema

Publicado em: 08/09/2015 14:57

Apesar das chuvas desta madrugada que, segundo a Defesa Civil de Prudentópolis chegou a 60 mm, comerciantes e moradores de um trecho da Avenida São João informaram não ter mais problemas com alagamento na área que está próxima ao Terminal Rodoviário do município. Eles disseram que as inundações deixaram de ocorrer após as obras realizadas nessa região, as quais são o resultado de uma iniciativa entre a Prefeitura Municipal e empresários locais.

A parceria entre setor público e privado proporcionou aos moradores e comerciantes o atendimento de uma demanda de aproximadamente 30 anos, segundo depoimentos da comunidade afetada. Para Amélia Burack, proprietária de um hotel, a água já havia alcançado mais de um metro, resultando em perda total de veículos. ?A Prefeitura Municipal está de parabéns, pois o problema passava nas mãos dos prefeitos sem solução. Então veio o Adelmo e atendeu à nossa reivindicação, propondo essa parceria?. Uma situação similar para Lucicleide Ditzel Navroski, comerciante e moradora desse trecho. ?O alagamento foi uma briga grande, que durou pelo menos 28 anos. Os comerciantes perdiam suas mercadorias, ficavam no prejuízo, sem contar que era muito difícil transitar quando chovia. Nunca fomos atendidos. Para você ter ideia, meu pai foi vítima de um AVC e, para retirá-lo de casa, usávamos um bote. Com boa vontade, a Prefeitura nos atendeu, e essa parceria mudou a nossa realidade para melhor?. O comerciante Marino Pauluk também destacou a importância da união entre os comerciantes e a Prefeitura Municipal. ?Juntos conseguimos enfrentar esse problema. Desde que as obras foram executadas não tivemos mais problemas com alagamentos?.

O prefeito Adelmo Klosowski informa que o projeto de combate ao alagamento não terminou. Serão realizadas obras na Rua 12 de Agosto, mas, para isso, é necessária a liberação de recursos por parte do Estado e uma licença do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). ?Essas obras têm um porte maior que o da avenida, então, precisamos de um apoio por parte do Governo do Estado?, ponderou o prefeito.

As obras seguem para a Rua 12 de Agosto, com cronograma ainda não divulgado, pois a Prefeitura Municipal está aguardando a aprovação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e de recursos do Estado.