Prefeito Adelmo Klosowski inaugura 21 unidades habitacionais no Marcondes

Publicado em: 07/08/2015 14:40

Na tarde dessa quinta-feira, 21 moradores de várias localidades de Prudentópolis como Jaciaba, Marcondes, Queimadas, Linha Concórdia, entre outras, tiveram a oportunidade de receber a chave de sua primeira casa própria. Eles são os beneficiários do Programa Morar Bem Paraná Rural - Grupo II, uma parceria entre o governo federal, estadual e municipal.

Na inauguração técnica das unidades habitacionais estiveram presentes o prefeito Adelmo Klosowski, a secretária municipal de Agricultura Dayanne Louise do Prado, o presidente da Câmara de Vereadores, José Adilson dos Santos e mais outros quatro vereadores, além da equipe de Habitação da Prefeitura Municipal e da Cohapar - o gerente da regional de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza e o superintendente de relações institucionais, José Maria Boni, que parabenizou o prefeito de Prudentópolis por todos os trabalhos que vem realizando no município.

O casal de agricultores da Linha Ivaí, Ambrosio e Lucia Slociak tem dois filhos e estão entusiasmados com a nova casa. “É uma vida nova para nós que nunca tivemos uma casa para chamar de nossa. Estamos muito agradecidos e esta casa é a garantia de um futuro melhor para nossos filhos”, disseram. Para a agricultora de Marcondes, Dirce Litvin, a casa não simboliza apenas uma moradia própria, e sim, o começo de uma vida feliz. Desde que fiquei viúva, eu e meus filhos tivemos uma vida de muitas dificuldades, e a casa nos deu esperança e felicidade, pois era algo que pensei que nunca conseguiríamos”, ressaltou.

Durante a inauguração, o prefeito Adelmo Klosowski falou sobre a importância de promover incentivos para a comunidade rural do município. “Prudentópolis é composto, em sua maioria, por agricultores da agricultura familiar. Desse modo, temos que incentivar e ampliar políticas que ajudem essas famílias a permanecerem no campo com dignidade, e isso inclui desde suas moradias às estradas para que possam transportar sua produção e levar suas crianças à escola”.

Para a Secretária Municipal de Agricultura, Dayanne Louise do Prado, é muito satisfatório entregar uma moradia digna e confortável às famílias beneficiadas. “Hoje é um momento especial, pois muitas dessas famílias estão adquirindo sua casa própria pela primeira vez e, para todos, é uma alegria fazer parte da realização deste sonho”, disse. De acordo com a Secretaria de Agricultura, cabe a ela mobilizar os agricultores, realizar os cadastros e encaminhar toda a documentação ao banco.

Também é responsabilidade da secretaria a marcação dos pontos para a construção das casas, a vistoria do terreno, além do suporte para a Cohapar executar o projeto.

O Programa Morar Bem Paraná Rural está destinado para pequenos agricultores cuja renda fixa anual é de até 15 mil reais, com comprovação pela DAP, ter cadastro no Sistema Único e ter suas contribuições municipais em dia.