Secretaria de Agricultura inicia projeto Centro-Sul de Feijão e Milho

Publicado em: 22/01/2020 11:08 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

No último dia 15, a Secretaria Municipal de Agricultura iniciou a implantação do projeto Centro-Sul de Feijão e Milho na comunidade de Lajeado Raso. O projeto é realizado através do Estado do Paraná, IAPAR, Emater, Syngenta, Embrapa e Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Nesta primeira etapa, foram plantadas em uma área experimental, cedida pelo produtor Melete Smaha, 21 (vinte e uma) variedades de feijão.

As sementes de feijão são cedidas pelo IAPAR, IAC e Embrapa, a Syngenta participa com a parte técnica de orientação, manejo de pragas e doenças, controle de plantas daninhas, e fornecimento de defensivos agrícolas (inseticidas, herbicidas, fungicidas).

A Secretaria de Agricultura e a Emater são responsáveis pela assistência técnica de orientações sobre manejo e acompanhamentos das culturas.

O projeto Centro-Sul de Feijão e Milho foi criado para atender os agricultores familiares que vêm enfrentando a redução de renda com essas culturas em função da baixa produtividade. As áreas acompanhadas têm o apoio de produtores colaboradores, articulados pelos técnicos treinados, que instalam os campos de feijão.

As áreas instaladas são unidades usadas para atividades de difusão de tecnologias e visam à capacitação dos agricultores para o melhor rendimento da produção e, com isso, a melhoria da renda familiar. As ações desenvolvidas também orientam para o uso de boas práticas, para a produção de alimentos seguros, cuidados com o ambiente e segurança no trabalho.

Além disso, a divulgação de novas tecnologias entre os agricultores leva à melhoria da qualidade dos produtos, ao melhor uso da mão de obra familiar e à maior adoção do sistema de plantio, resultando no aumento da fertilidade das áreas e conservação dos recursos naturais.