• 0800 808 0130
  • Segunda a sexta, das 8 às 12:00 - das 13:00 às 17:00

Escola Coronel José Durski vence prêmio nacional do Ministério Público do Trabalho

 

Publicado em: 29/11/2018 08:40 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Whatsapp

 

Escola Coronel José Durski  vence prêmio nacional do Ministério Público do Trabalho

Escola Coronel José Durski vence prêmio nacional do Ministério Público do Trabalho

Escola Coronel José Durski  vence prêmio nacional do Ministério Público do Trabalho


A Escola Municipal Coronel José Durski, de Prudentópolis, venceu a etapa nacional do prêmio instituído pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a exploração da mão de obra infantil. 
A diretora da escola, Mariuze Chociai Penteado de Carvalho, professores e cinco alunos que participaram do clipe vencedor na categoria música estiveram em Brasília na quarta feira (28) para receber a premiação. 
Antes, porém, a escola recebeu, em Curitiba, na segunda (26), o valor de R$ 15 mil referente à etapa estadual. 
De acordo com a professora Mariuze, esse recurso será investido na reforma cobertura do parquinho infantil e da caixa de areia da escola, além da manutenção da quadra esportiva.
“Vencemos todas as etapas até chegar ao prêmio nacional”, comemora Mariuze.
Com 341 alunos, desde a educação infantil até a quinta série do ensino fundamental, e 17 salas de aula, a escola mais antiga de Prudentópolis, construída em 1955, começou a sua vitória já na etapa municipal. Segundo a diretora, uma audiência pública com o MPT e a Prefeitura, delegou ao município a missão de instituir um concurso cujo tema conscientizasse sobre a não utilização de crianças no trabalho.
Desde a escolha do tema até a produção final foi uma corrida, literalmente, contra o tempo.
“O tempo para a produção era pequeno e o tempo [meteorológico] não ajudava. Precisávamos de imagens externas e chovia, fazia frio, ficava nublado. 
Foram dias e noites de muito trabalho, com o comprometimento da equipe, dos professores. Mas valeu a pena”. Ao todo, foram três meses de produção.
Segundo Mariuze, o início do projeto envolveu a realização de várias atividades, que incluíram a produção de textos e poesias.
“Quando decidimos que faríamos uma música, pedíamos aos alunos das duas turmas de quartas séries para que juntassem os textos e criasse a letra. 
Depois corremos atrás de produtora, arranjos para a música, equipe de filmagem e selecionamos os alunos. Conseguimos fazer tudo e ficou lindo”.