PRUDENTÓPOLIS SE PREPARA PARA RECEBER MAIS DE 600 BAILARINOS DE 18 GRUPOS NO XXV FESTIVAL NACIONAL DE DANÇAS UCRANIANAS.

Publicado em: 01/11/2018 08:29 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Nos dias 02 e 03 de novembro acontece em Prudentópolis –  Paraná, o XXV Festival Nacional de Danças Ucranianas, organizado pelo Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka.
O Festival surgiu com a ideia de reunir todos os Grupos Folclóricos Ucranianos do Brasil em um único espetáculo. O objetivo é manter viva a tradição cultural e folclórica trazida por nossos imigrantes, bem como promover a integração e o entrosamento entre os Grupos Folclóricos. Nas suas primeiras 8 edições o Festival se chamava “ Festival Nacional de Dança Ucraniana Hopak”, pois cada Grupo apresentava a mais tradicional dança ucraniana, o Hopak. A partir da IX Edição, no ano de 2002, passou a ser chamado de “ Festival Nacional de Danças Ucranianas, onde cada grupo traz uma dança de determinada região da Ucrânia, proporcionando ao público e dançarinos, um incrível espetáculo. Já na edição de 2013, o Festival passou a contar com grupos vindos do Paraguai e Argentina.
O evento terá na sua 25ª Edição, a participação de aproximadamente 600 bailarinos dos seguintes grupos:
Folklore Ucraniano Kalena(Paraguay),
Grupo Folclórico Ucraniano Ukrainska Ducha( Itaiópolis SC),
Grupo Folclórico Ucraniano Poltava(Curitiba  PR),
Grupo Folclórico de Danças Ucranianas Stchastia( Campo Mourão PR),
Folclore Ucraniano Barvinok (Curitiba PR),
Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko(Colônia Marcelino/São José dos Pinhais PR),
Grupo Folclórico Ucraniano Kiev (Pitanga PR),
Grupo Folclórico Ucraniano Helena Kolody(Santa Terezinha SC),
Grupo Folclórico Ucraniano Fialka (União da Vitória PR),
Grupo Folclórico Ucraniano Spomen (Mallet PR),
Grupo Folclórico de Danças Ucranianas Jettia (Antonio Olinto PR),
Grupo Folclórico Ucraniano Vesná (Roncador PR),
Grupo Folclórico Ucraniano Volênia (Boa Ventura de São Roque PR)
Folclore Ucraniano Sonhachnek (Cascavel PR),
Grupo de Danças Ucranianas Kyiv (São Caetano do Sul SP),
Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo (Irati PR),
Irmandade dos Cossacos de Prudentópolis ,
Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, anfitrião do festival.
Prudentópolis sediará maior evento do folclore ucraniano
Prudentópolis fica a 207 km da capital Curitiba. O município é conhecido nacionalmente por ser “A Pequena Ucrânia Brasileira”, preservando até hoje os costumes trazido pelos imigrantes, além das diversas igrejas ucranianas em estilo Bizantino. Prudentópolis também é conhecida por ser “A Terra das Cachoeiras Gigantes”, com várias cachoeiras, muitas delas com aproximadamente 100 metros de altura, sendo assim, um município rico nos atrativos naturais e culturais.
Grupo Vesselka, 60 anos de História.
A realização do 25º Festival vem em encontro as comemorações de 60 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka.
O Grupo Vesselka foi fundado em 1 de agosto de 1958 pelo Pe. Efraim Krevey (in memorian), sob a coordenação das Catequistas do Instituto Secular do Sagrado Coração de Jesus, Nádia Shulan (in memoriam) e Ana Hotz.
O Grupo é reconhecido nacionalmente, colecionando participações em diversos festivais, shows em feiras, exposições, congressos e outros. Obteve total sucesso na FENARTEC –  Feira Nacional da Arte e Cultura de Foz do Iguaçu -, participando 18 anos consecutivos.
Vesselka significa arco-íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. O Grupo o escolheu como lema, pois seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade as tradições que caracterizam a alma ucraniana.
Programação do XXV Festival de Danças Ucranianas.
No dia 02, as atividades culturais acontecem a partir das 14h, na Praça Firmo Mendes de Queiroz (praça da Matriz), com participação dos Grupos inscritos.
Já no dia 03, as apresentações acontecem as 19h, no Ginásio de Esportes Gilmar Agilbert. Esta será a principal apresentação dos grupos na programação do Festival.
Os Ingressos para o dia 03 custam R$15,00 e podem ser adquiridos na Secretaria da Paroquia São Josafat, Farmassim 24h e com os componentes do Grupo Vesselka.
Pela 4ª vez o Grupo Vesselka realiza o Festival, os anos anteriores foram 1997, 2001 e 2008.