Notícias

Estacionamento Regulamentado será implantado em Prudentópolis


Publicado em: 03/08/2018 13:39 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

 

Estacionamento Regulamentado será implantado em Prudentópolis

 

O município de Prudentópolis está prestes a ganhar o Estacionamento Regulamentado, o Estar. O estudo e projeto já foi desenvolvido pela Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná (Amcespar), pelo arquiteto Diorgenes Ditrich, com a colaboração da Prefeitura. A previsão é que o sistema comece a operar no próximo ano.
Serão em torno de dez ruas que receberão o estacionamento rotativo, na área central. O funcionamento será das 9h até às 18h30. Também é necessário que seja feita a municipalização do transito em Prudentópolis, o que a Amcespar também está colaborando.
Os estudos começaram há mais de um ano e meio, e foi feito a contagem de tráfego nas ruas, para ver a real necessidade, e foi comprovada a situação. Além do Estar, o município também terá outras mudanças no trânsito, que ainda este ano devem ser implantadas.
O arquiteto Diorgenes Ditrich, também responsável pela implantação do Estar em Irati, diz que a sua experiência colaborou para a elaboração do projeto em Prudentópolis. “Juntamente com o prefeito Adelmo Klosowski, fizemos um estudo de toda a mobilidade urbana, para que houvesse algumas intervenções, até para melhorar a implantação do estar. Para melhorar o desvio do tráfego pesado na área central”, disse.
Para o arquiteto, Prudentópolis necessita desse tipo de estacionamento e de todas as intervenções preparadas. “A Amcespar, através da nossa experiência junto com a equipe técnica de Prudentópolis, sente a necessidade da implantação do sistema binário, da mudança, da intervenção e do E0star. É um conjunto de intervenções que a gente precisou fazer no município devido à demanda”, comenta.
Nesta fase dos estudos estão sendo analisados os pontos corretos para as vagas, para obter o número de vagas disponíveis em cada rua. Além de locais que necessitam de parada rápida. “É um trabalho bem interessante, bem legal, o prefeito está contente, já faz parte do programa de governo dele. É um projeto demorado, acredito que de janeiro a março do ano que vem seja efetivado a parte prática”, enfatiza.
SISTEMA VIÁRIO
O Estar em Prudentópolis faz parte de um conjunto de intervenção de mobilidade urbana no município. Segundo Ditrich essas mudanças são necessárias para que o serviço seja efetivo. Desta forma, serão feitas algumas mudanças no trânsito, para um fluxo melhor de carros na área central, principalmente em horários de pico.
“Todo esse trabalho que a Amcespar está fazendo para que se efetive o Estar é preciso que tenha essa intervenção. E tem que ser feita para o ordenamento do trânsito. O traçado do município favorece isso, porque são ruas mais largas, tem os sistemas paralelo ao plano das vias, e isso facilita o sistema de binário – que é uma rua vindo e a oura indo-. Foi esse estudo que fizemos, para melhorar o fluxo, para tirar um pouco o centro bairro o movimento, e com certeza vai melhorar o fluxo. Para que pudesse futuramente implantar o Estar”, enfatiza o arquiteto.
As mudanças serão nos sentidos das ruas, algumas passaram a ser mão única. Também serão construídas duas rotatórias, uma na entrada da cidade, sentido Irati, e a outra no Centro, próximo à rodoviária. Os semáforos serão sincronizados. Serão criados desvios para o trânsito pesado da área central. Todas as mudanças foram estudadas pela Amcespar, e feitas em projeto já apresentado na Câmara de Vereadores, que votou unanime para a criação.
“Nós da Associação fizemos todo um estudo, e estamos trabalhando paralelamente com a mobilidade urbana. Além do sistema viário, horizontal, vertical, faixa de pedestre, intervenção de semáforos inteligentes. Tudo isso está se concentrando em Prudentópolis, com o trabalho efetivo da Amcespar”, conclui Ditrich.