• 0800 808 0130
  • Segunda a sexta, das 8 às 12:00 - das 13:00 às 17:00

Chegou o mês de Junho e junto dele a Luta contra a Violência a Pessoa Idosa.

 

Publicado em: 05/06/2018 08:48 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Whatsapp

 

 	Chegou o mês de Junho e junto dele a Luta contra a Violência a Pessoa Idosa.

Chegou o mês de Junho e junto dele a Luta contra a Violência a Pessoa Idosa.

Chegou o mês de Junho e junto dele a Luta contra a Violência a Pessoa Idosa. 

Esta campanha tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência contra a Pessoa Idosa. 
Dentre os mais comuns temos a Violência Física que se configura àquela em que o Idoso sofre maus tratos ou abusos físicos e inclui empurrões, tapas, beliscões; Violência Psicológica atitudes e ações que causam sofrimento emocional; Violência Verbal que consiste no uso de palavras depreciativas que desrespeitam a identidade, a dignidade e a autoestima do Idoso; Exploração Financeira que ocorre quando alguém usufrui de forma ilegal ou imprópria dos bens da Pessoa Idosa, por exemplo do seu cartão de benefício, dos valores monetários que possui e a Negligência que consiste na omissão da família ou de Instituições em que o Idoso se encontra acolhido, refere-se a falta de cuidados básicos para a proteção física, social e emocional do idoso. 

O tema e lema referente à campanha dizem: ao invés de violentar, dê uma violeta ao Idoso como sinal de Gratidão. E é nosso dever tratarmos os idosos com dignidade e respeito, afinal, todos nós queremos ter vida longa e assim também nos tornaremos Pessoa Idosa. É preciso conscientizar a todos sobre importância de olhar para os Idosos com mais comprometimento e, principalmente, orientá-los sobre o seus direitos para que possam se defender.

Em caso da ocorrência de alguma violência contra a Pessoa Idosa, Denuncie!
Temos em nosso município o Serviço de Proteção Social Especial a Pessoa Idosa e sua Famílias o qual encontra-se localizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS/Idoso -, na Rua Cel. João Pedro Martins, 968, Centro. Para que a Equipe Técnica do CREAS/Idoso possa assegurar proteção aos Idosos, denuncie: 
Disque Idoso Paraná: 0800-410001; Disque 100 (Telefone Fixo); CREAS 3908-1109 e 3908-1107.

Sua identidade será mantida em sigilo.


#DENUNCIE 
#DISQUE100
#JUNHOVIOLETA
#CREASIdoso