Para desenvolver municípios, prefeitos buscam apoio do Estado

Publicado em: 13/09/2017 10:33 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Para desenvolver municípios, prefeitos buscam apoio do Estado

Disponibilização de recursos e obras estão ajudando os pequenos municípios a se manter

Instabilidade econômica do país, situação que reflete diretamente nos municípios, os prefeitos da região da Amcespar têm buscado apoio no Governo do Estado para conseguirem desenvolver ações e obras para melhorar a qualidade de vida da população. Uma das maiores expectativas está em torno do anúncio da licitação do trecho que liga Irati a São Mateus do Sul, que deve ser feito nos próximos meses e vai impulsionar a região, que aguarda esta obra há pelo menos cinco décadas.
Prudentópolis é outro município que está recebendo importantes e grandes investimentos do Estado, como a obra do Monumento Salto São João. “Será um importante impulso ao setor do turismo da nossa região. Outras ações, através de deputados, como pavimentações e ações estruturais permitem que os municípios possam viver um momento diferenciado”, explica o prefeito Adelmo Klosowski.
Bertoldo Rover, prefeito de Imbituva, fala que o governador tem atendido os municípios de forma transparente. “O Estado, em grande parte, envia os recursos para que os municípios licitem e garantam o melhor preço, gerando economia. Destaco o  atendimento na saúde, que  foi potencializado, melhorando assim o atendimento à população. Um dos exemplos é a construção de um grande posto de saúde no nosso município,  além de ambulâncias, veículos e medicamentos que recebemos constantemente”, destaca.
O prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda também relata que os investimentos vindos do Estado estão dando o impulso necessário às administrações. “Em outros governos a maior parte dos recursos vinha do Governo Federal. Agora, devido à austeridade do governador Beto Richa, o Estado tem função estrutural dentro do dia a dia dos municípios. Nos últimos dias assinamos convênios que superam a casa de R$ 1 milhão”.
Para São Mateus do Sul, o prefeito Luiz Adyr conta que o Estado está disponibilizando um financiamento de R$ 3 milhões para a construção de um novo paço municipal. “Para nós é uma obra fundamental, porque temos muitos lugares alugados para abrigar os setores da Prefeitura. Além de gerar economia, vai propiciar melhor acomodação aos funcionários e à comunidade. O Estado está nos atendendo mesmo em um momento econômico difícil. Não nos deixa na mão”, acrescenta o prefeito.
AMCESPAR
O presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, fala que o governo do Estado está tendo um tratamento diferenciado com a região e que com frequência os prefeitos têm ido a capital em busca de apoio. “Eu sou um prefeito já de gestão anterior, que trabalhou com outro governador. Eu reconheço que o governo Richa é diferenciado, atendendo todos os anseios. As aplicações de recursos do Estado têm sido muito maiores que as aplicações do Governo Federal. Hoje, quem demonstra uma capacidade de investimento e captação de recursos é o Paraná”, expõe.
FONTE FOLHA DE IRATI.