Segundo semestre do ano letivo é inaugurado em Prudentópolis com curso de formação: 400 educadores discutem o tema “Incl

Publicado em: 21/07/2015 09:58

Nesta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação reuniu cerca de 400 professores da Rede Municipal de Ensino para o curso de formação "Inclusão em Sala de Aula". A palestra foi ministrada por Sandra Lillian Zarpelon Passos, da equipe de Educação especial do Núcleo Regional de Educação de Irati. Com 30 anos de experiência, Passos afirma que para a inclusão ocorrer, a afetividade e o acolhimento são fundamentais. “Apesar de ser um tema discutido há mais de 20 anos, o tema inclusão causa certo temor nos educadores, especialmente entre os que estão iniciando suas carreiras. Seja na escola ou na sociedade, para a inclusão ocorrer é importante que a criança seja bem acolhida no ambiente em que está. Portanto, o educador precisa mostrar afetividade e reconhecer que cada indivíduo possui suas dificuldades e diferentes processos que resultam na sua aprendizagem”, ressaltou.

A pedagoga Silvana Zdebski contou que em sua turma há um aluno portador de deficiência auditiva. Para ela incluir alunos com este tipo de necessidade é um desafio, tanto no modo de trabalhar com ele, como no modo de entrosá-lo com os demais alunos. “Sinto que lidar com alunos portadores de necessidades especiais é um processo desafiador, especialmente para uma profissional como eu que recém ingressa nas salas de aulas. Mas sem dúvidas, uma atenção especializada unida a ferramentas que ajudem a trabalhar com esse aluno facilitam sua permanência na escola. Por isso, este tipo de capacitação é extremamente relevante e estou muito entusiasmada”, disse. Já Maria Inês Opszarki nunca trabalhou com esse tipo de aluno em suas aulas, mas reconhece que a capacitação ajuda a desmistificar alguns medos. “É normal ter receios em trabalhar com esses alunos, pois não sabemos qual será sua reação ou as dos demais colegas. Mas com formação, dedicação e amor, é possível que essa integração ocorra de forma bem sucedida”, destacou.

Durante o evento, o prefeito Adelmo Klosowski disse que a inclusão escolar demanda reflexões profundas, principalmente quando essa estratégia busca envolver outros atores além dos próprios alunos. “Para que a inclusão escolar seja integral e participativa é necessário envolver os familiares e toda a comunidade escolar”, falou. A secretária municipal de Educação, Joanice Chomen Klosz, agradeceu ao prefeito seu apoio incondicional à educação de Prudentópolis. “A atual administração está possibilitando novas oportunidades e, mesmo diante de momentos difíceis, o prefeito Adelmo sempre está disposto a nos apoiar”, frisou.
A formação foi dividida em dois grupos: pela manhã foi destinada aos educadores das Escolas Rurais e os CMEIs e, pela tarde, foi para os educadores das escolas urbanas.

Na ocasião, foi realizada uma fala dos técnicos da Adapar, com o objetivo de incluir os educadores na divulgação dos casos de vírus da raiva no município. Também, foi realizada a entrega simbólica de materiais pedagógicos para a Educação Infantil e Escolas do Campo.