Centenário da Festa de São João Batista: maior festa junina da região inicia dia 12

Publicado em: 11/06/2015 14:15

Neste ano, a Paróquia de São João Batista celebra o centenário da maior festa junina da região - que ocorre entre os dias 12 a 27 de junho, um patrimônio que constitui a história religiosa, cultural e turística de Prudentópolis, e que costuma reunir municípios como Irati, Guarapuava, Curitiba, Ponta Grossa, Guamiranga, entre outros.

A comemoração deste centenário tem a expectativa de um número ainda maior de público, especialmente, após a Caminhada de São João, que iniciou no dia 15 de março e já percorreu 80 localidades aproximadamente. ?A caminhada tem demonstrado a fortaleza da devoção ao Padroeiro São João Batista, a cultura religiosa de Prudentópolis e o que valor desta celebração. Afinal, não é qualquer paróquia que chega a 100 anos de festividade do gênero?, disse o padre Joélcio Saibot. Além da caminhada, o padre Joélcio destacou outras duas novidades: a presença de shows em todas as noites após os binguinhos e a primeira Feijoada de São João, que acontece no dia 21.

Na próxima sexta-feira (12), a partir das 19h, inicia a Missa do envio e recepção da imagem de São João, com a Primeira Novena, a qual contará com a participação do Poder Público, entre elas, a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Polícia Civil e Militar, Funcionários Públicos, entre outros.

A Igreja São João Batista é uma das principais e a mais tradicional referência religiosa do município, onde as celebrações ocorrem no rito latino. Conhecida como a Igreja Matriz de São João Batista, foi concluída em 1990 no estilo colonial, e está localizada onde os desbravadores de Prudentópolis construíram sua primeira capela.

A devoção a São João Batista começou com dona Emília, esposa do fundador de Prudentópolis, Firmo Mendes de Queiróz. Conta a história, que dona Emília celebrava sua devoção ao santo todos os 24 de junho, com sua família e vizinhança. A comemoração foi ganhando corpo até se tornar a festa que conhecemos hoje.

Agende-se e faça parte desta linda história de celebração!