Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Prudentópolis: melhores momentos

Publicado em: 18/09/2015 11:42

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou ontem na Câmara Municipal de Vereadores sua primeira Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Prudentópolis.

Além dos organizadores e personalidades que são referência no assunto, compuseram a mesa a promotora de justiça da comarca de Prudentópolis, Vilma Leiko Kato, a secretária de Políticas para as Mulheres de Guarapuava, Eva Schran, a professora de Direito do Núcleo de Estudos da Violência Contra a Mulher da UEPG, Luana Marcia Billerbck, a representante dos Movimentos Feministas do Fórum Estadual de Educação, Liriani Maria Franco e a representante dos trabalhadores rurais, Maria Marucha Vettorazzi. O prefeito Adelmo Klosowski foi representando pelo procurador geral do município e secretário municipal de Administração, Eli Corrêa Fernandes, pelo fato do prefeito estar cumprindo uma agenda de compromissos em Curitiba.

Por que essa temática em uma conferência municipal e qual é a sua importância para a sociedade?

A conferência foi o resultado de um esforço conjunto para discutir, sensibilizar e definir políticas públicas em busca da garantia do pleno exercício da cidadania das mulheres, em todas as suas dimensões, de modo que elas sejam reconhecidas como um sujeito pleno de direitos.

Discutir uma determinada realidade é a forma de produzir conhecimento, participação, ampliando a possibilidade de modificá-la (para melhor), beneficiando a sociedade como um todo. Para se ter uma ideia, a história sociocultural e política das mulheres está relacionada a uma conquista tardia de seus direitos: até 1932 elas não podiam votar; seu acesso e participação no poder político teve espaço somente nos anos 80; e a violência doméstica só foi reconhecida como violação de direitos humanos nos anos 90. Portanto, a luta por reconhecimento ainda está em construção: seja na luta contra a exclusão de gênero, contra a violência doméstica e sexual, seja na luta ampla pela inclusão e igualdade - apesar da Constituição brasileira garanti-la a todos por lei.

Desse modo, os debates realizados no evento, de tema ?Mais direitos, participação e poder para as mulheres do Paraná?, foi uma oportunidade para articular os caminhos rumo a uma sociedade igualitária - igualdade que deve ir além da declaração formal perante a lei.

Quer saber mais? Informe-se na Secretaria Municipal de Assistência Social.