Melhor Idade: Centro do Idoso promove oficinas de culinária como incentivo e troca de experiência

Publicado em: 10/09/2015 14:33

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa, realizou hoje (10) no Centro do Idoso Alvino de Paula Santos, a segunda etapa da oficina "Valorização de Dons Culinários", o qual foi preparado o pastel cozido (também conhecido pelos ucranianos como perohe ou varenek pelos poloneses).

O propósito da oficina - que teve início em julho com a receita de borcht (sopa ucraniana) de Evanilda Painko, foi promover a convivência e o fortalecimento de vínculos, valorizando os conhecimentos culinários entre os membros da Melhor Idade.

Durante a degustação do pastel cozido, o prefeito Adelmo Klosowski e a primeira dama Beatriz Aparecida Klosowski foram prestigiar a receita de Maria M. Deczka.

Acompanhe as duas receitas que foram um sucesso no Centro do Idoso!

Perohê

(Maria M. Deczhoi)

- 4 quilos de farinha de trigo;

- ½ copo de azeite;

- 4 gemas

Modo de preparo:

Ferva um pouco de água suficiente para misturar com o trigo. Em seguida, acrescente a farinha de trigo e o azeite. Reserve para esfriar. Depois, coloque as gemas e amasse bem. Quando a massa estiver pronta, monte os pastéis com o recheio de sua preferência (batata, feijão, requeijão, bacon ou repolho com batata).

Borstche

(Evanilda Poinko de Oliveira)

- 1 quilo de costelinha de porco defumada;

- 1 cabeça de repolho média;

- 2 beterrabas cozidas e raladas;

- 2 galhos de endro;

- Cheiro verde a gosto e farinha de trigo suficiente para engrossar a sopa.

Modo de preparo:

Cozinhe a costelinha com o repolho em uma panela de pressão. Em seguida, coloque a beterraba já cozida e ralada, com o cheiro verde e o endro. Por último, acrescente aos poucos o trigo torrado com um pouco de óleo, mexendo constantemente para não empelotar. Quando a sopa tiver uma consistência mais grossa, ela estará pronta para servir.