NOTA OFICIAL COVID-19 – Dia 22.05.2020

Publicado em: 25/05/2020 11:13 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

NOTA OFICIAL COVID-19 – Dia 22.05.2020

Chegamos ao final de mais uma semana, 66o dia desde as primeiras medidas para enfrentamento da pandemia no Município de Prudentópolis; e seguimos sem a ocorrência confirmada até o presente momento de nenhum caso da doença.

Isto é sinal de que a condução técnica que o Município vem realizando acerca do assunto, está surtindo efeitos. Porém não estamos livres do risco, se, e quando surgir algum eventual caso, estaremos preparados para enfrentar. Aproveito para agradecer publicamente o comitê técnico de enfrentamento da COVID-19, presidido pelo Secretário de Saúde Marcelo Hohl Mazurechen e composto de enfermeiros, médicos, servidores da saúde e representantes dos dois hospitais de nossa cidade; comitê este que de forma abnegada e comprometida, tem embasado tecnicamente as decisões e orientado as medidas a serem tomadas.

Respeitamos a ciência, fazemos o tecnicamente correto, sem alardes, sem sensacionalismo e sem pirotecnia. Não é hora de politica e nem de politiqueiros.
Vencemos esta semana graças a Deus, a sombra da ameaça decorrente da festa clandestina ocorrida e amplamente noticiada na imprensa. O fato da contraprova do exame da suposta infectada ter sido negativo, não ameniza a irresponsabilidade daqueles que participaram do evento e contribuíram para a ocorrência da ameaça.

Contudo, não é com sensacionalismo e com a criação de clima de pavor na população e em toda a região, que se resolve a situação. A criação de um clima de pânico e de insegurança somente contribui com o caos, e não com a solução do impasse. Graças a Deus não nos tornamos o epicentro da pandemia, como diziam alguns.

Porém é necessário ressaltar a ação rápida, tecnicamente embasada e eficaz orientada pelo comitê técnico de enfrentamento da COVID-19, na orientação pelo isolamento em quarentena domiciliar de todos os envolvidos.
É necessário ter responsabilidade, tranquilidade e noção da proporção de cada uma das ações antes de suas deflagrações. A vida das pessoas está em jogo, e vida em aspecto amplo, nisso compreendidas também as condições financeiras. A fala descomprometida de autoridades em meios de comunicação conduz ao pavor na população, a sugestão de decretação precipitada de medidas extremas como um lockdown também; e nada disso contribui para resolver o problema.

Seguimos firmes nesta empreitada que ainda não tem um fim previsto, mas serenos, orientados pela ciência, e com a tranquilidade necessária, sairemos deste momento, mais fortes e seres humanos melhores.

Prudentópolis, 22 de Maio de 2020.
Adelmo Luiz Klosowski
Prefeito Municipal