Fique alerta, o vírus da Febre Amarela está circulando em Prudentópolis

Publicado em: 09/01/2020 17:05 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

O vírus da Febre Amarela está circulando no município de Prudentópolis. Um macaco foi encontrado morto na região rural da comunidade de Cachoeirinha e encaminhado para o Laboratório Central do Estado do Paraná para análise, com resultado positivo para Febre Amarela. Outro animal também foi encontrado morto no dia 30 de dezembro na mesma localidade, sendo encaminhado para análise.

Os macacos não transmitem o vírus da Febre Amarela. Pelo contrário. São tão vítimas quanto os humanos. E ainda cumprem uma função importante: ao contraírem o vírus, transmitido em ambientes silvestres, eles servem de alerta para o surgimento da doença no local.

Em 2019, a Secretaria Municipal de Saúde realizou através das equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde, a vacinação contra a Febre Amarela casa a casa nas áreas de potencial risco. Também foram realizados mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, pelo auto índice de infestação do vetor.

Salientamos que os macacos não devem ser mortos, visto que não apresentam perigo a população, mas sim indicam a presença da doença.

O QUE FAZER ?