Secretaria de Saúde realiza instrutivo da ficha de notificação para as mulheres em situação de violência

Publicado em: 21/11/2019 11:22 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

Nesta quinta-feira (21), ocorreu o segundo dia de ação, dentro dos 16 Dias de Ativismo, por conta do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, com o Instrutivo da Ficha de Notificação para as mulheres em situação de violência.

As unidades de saúde dos serviços públicos e privados devem notificar os casos de violência que se enquadrarem na definição de caso presente na ficha de notificação de violência interpessoais/autoprovocadas, a saber:

“Caso suspeito ou confirmado de violência doméstica/intrafamiliar, sexual, autoprovocada, tráfico de pessoas, trabalho escravo, trabalho infantil, tortura, intervenção legal e violências homofóbicas contra mulheres e homens em todas as idades. No caso de violência extrafamiliar/comunitária, somente serão objetos de notificação as violências contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoa com deficiência, indígenas e população LGBT.”

A ficha de notificação é um instrumento disparador da linha de cuidado às pessoas em situação de violência.