''Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”

Publicado em: 24/06/2019 10:58 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (via Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS), a Secretaria Municipal de Educação e a Comissão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizou nos dias 12, 18 e 19/06, uma dupla ação de sensibilização, prevenção e combate ao trabalho infantil, por meio da campanha “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”,e, contra o abuso e a exploração sexual, cujo o slogan da campanha foi intitulado de “Faça Bonito”.
       A ação conjunta tem por base o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Prudentópolis, eixo correspondente ao Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, que engloba ações intersetoriais de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, incluindo-se as ações para a erradicação do trabalho infantil e para o combate à exploração sexual.
    O objetivo da ação tinha dupla finalidade: chamar a atenção para a importância de se denunciar o trabalho infantil e a violência sexual, propiciando momento diferenciado que venha criar memória afetiva para as crianças e adolescentes, utilizando-se de práticas culturais e de lazer, para reflexões nos contextos sociais; estimulando a autodefesa bem como o autoconhecimento das crianças e adolescentes sobre o seu corpo, além de trabalhar na divulgação dos canais, a exemplo do disque 100, órgãos de defesa como o Conselho Tutelar e o Ministério Público, e de serviço como o CREAS.
      A escolha do dia 12 de junho, como início da ação, não foi por acaso. O dia 12 de junho foi instituído pela OIT – Organização internacional do trabalho - como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A campanha “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar” pretende mostrar que o trabalho infantil é uma violação dos direitos fundamentais impedindo a vivência da infância em sua plenitude.
       A ação foi realizada no Cinema.com, em seis sessões distribuídas nas datas citadas, teve como público alvo os alunos da rede municipal de ensino, do 4º e 5º anos, tendo sido contabilizada a participação de mil e cem alunos (1.100), de trinta e oito escolas do município: onze (11) do Centro e vinte e sete (27) do Campo.
     Durante os três dias foram exibidos o curta metragem “História de Marquinhos,” produzido pela Escola do Campo de Jesuíno Marcondes, e o vídeo clip musical da Escola Municipal Coronel José Durski, ambos com foco na campanha de combate ao trabalho infantil. A E.M Coronel José Durski foi vencedora da etapa nacional de 2018 do concurso promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Também foram exibidos  um curta metragem e um vídeo clip musical (reprodução da canção “O Seu Corpo é um Tesourinho") com foco na campanha de combate ao abuso e à exploração sexual infantil – realizados pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da entidade Serviço de Obras Sociais (SOS),  PROAM e  Semear, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
     Além da exibição dos vídeos, as equipes técnicas das Secretarias envolvidas,  informaram e orientaram o público presente, por meio de um “bate papo”, como identificar e denunciar esses crimes. Todos os mil e cem alunos foram recepcionados pelas Secretárias das pastas de Assistência Social, Beatriz Aparecida Klosowski, da Educação, Jane Aparecida de Souza Grande, e suas respectivas equipes, com pipoca e suco.
         A Secretária Municipal de Assistência Social, e também Primeira Dama do município, Beatriz Aparecida Klosowski, que abrilhantou o evento com sua presença marcante e efetiva participação em todas as atividades, afirmou que: “A prevenção é a melhor forma de se combater o trabalho infantil, o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. De igual modo, e na mesma linha, a Secretária de Educação se manifestou no mesmo sentido, de que a prevenção é a melhor alternativa.
   Para ambas, a necessidade de acesso a informação, ao conhecimento amplo do significado dessas violações de direitos e a que meios e formas devem recorrer para denunciar esses casos, são potenciais educativos, que vão ampliar o sentido protetivo da criança e adolescentes  contra crimes dessa natureza”.
            No dia 19/06 também foram publicados os resultados do Concurso MPT na Escola 2019 – Etapa Municipal, sob o tema “ A escola no Combate ao Trabalho Infantil”  nas seguintes categorias: Curta metragem: “História de Marquinhos” – Escola Municipal do Campo Jesuíno Marcondes (turma 4º ano); Música: Exploração, não! - Escola Municipal Tiradentes (Turma 5º ano); Desenho: Escola Municipal de Barra Bonita. Alunos: João Andrey Stachiu e Patricia Kubida (Turma 5º ano); Conto: “A menina Maria e seu irmão João” – Escola Municipal do Campo de Encruzilhada. Aluna: Jamile Damas dos Santos (turma 4º ano); Poesia: “A fome” – Escola Municipal Tiradentes. Aluna: Emanuelle Kopias (Turma 5º ano).