Publicado em: 27/11/2018 14:15 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Saúde.
CAPS de Prudentópolis realiza ações de reabilitação psicossocial.

Uma das ações realizadas pelos serviços de Saúde mental é a Reabilitação Psicossocial. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1987, definiu a Reabilitação Psicossocial como “o conjunto de atividades capazes de maximizar oportunidades de recuperação de indivíduos e minimizar os efeitos desabilitadores da cronificação das doenças através do desenvolvimento de insumos individuais, familiares e comunitários” (PITTA, 1996, p. 21).

As ações de reabilitação psicossocial fazem parte do rol de procedimentos de saúde previstos pelo Ministério da Saúde para o tratamento em liberdade de pessoas com transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas.

No ano de 2018 muitas ações de reabilitação psicossocial foram realizadas pelas equipes do CAPS I e CAPS AD de Prudentópolis, entre elas as viagens culturais com usuários se destacam.

Os usuários dos CAPS foram até Carambeí em junho e setembro para conhecer o Parque Histórico, um museu a céu aberto que retrata a colonização holandesa no Brasil.

Foram convidados a participar no mês de outubro da I Mostra de Experiências Exitosas em Saúde Mental da 5a. Regional de Saúde no município de Laranjeiras do Sul, apresentando os produtos de artes manuais produzidos nas oficinas de artes manuais dos CAPS I e CAPS AD e também apresentando os produtos produzidos pela Associação Prudentopolitana de Saúde Mental.

Nos meses de novembro e dezembro serão realizadas viagens a Guaratuba, no litoral do Paraná, com o objetivo de conhecer novas culturas e ampliar os limites vivenciados pelos usuários, extrapolando o limite do território e valorizando a convivência comunitária.