Prudentópolis receberá maior evento de folclore ucraniano do Brasil

Publicado em: 17/10/2018 08:55 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Prudentópolis receberá maior evento de folclore ucraniano do Brasil

Encontro ocorrerá nos dias 2 e 3 de novembro. Ingressos estão à venda
Em novembro deste ano, a cultura ucraniana ganhará ainda mais voz em terras prudentopolitanas. Nos dias 2 e 3 de novembro, o município receberá o XXV Festival Nacional de Danças Ucranianas, maior evento cultural do segmento no Brasil. A produção e organização é do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka.

De acordo com a organização, o objetivo do festival é a preservação e divulgação da cultura ucraniana, além da integração entre os diversos Grupos de Dança da Comunidade Ucraniana do Brasil.  A cidade onde o evento será realizado não poderia ser mais propícia: a Pequena Ucrânia Brasileira, como Prudentópolis é conhecida, preserva até hoje os costumes trazidos pelos imigrantes, além das diversas igrejas ucranianas em estilo Bizantino.
60 ANOS DE HISTÓRIA
A realização do 25º Festival vem em encontro às comemorações de 60 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka. O coletivo foi fundado em 1 de agosto de 1958 pelo Padre Efraim Krevey, sob a coordenação das Catequistas do Instituto Secular do Sagrado Coração de Jesus, Nádia Shulan e Ana Hotz.
Reconhecido nacionalmente, colecionando participações em diversos festivais, shows em feiras, exposições, congressos e outros eventos, o Vesselka é formado por 90 integrantes.
“Vesselka significa arco-íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. O grupo o escolheu como lema, pois seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade as tradições que caracterizam a alma ucraniana”, explica a direção do grupo.
Matéria Rede Sul.