• 0800 808 0130
  • Segunda a sexta, das 8 às 12:00 - das 13:00 às 17:00

Prudentópolis receberá maior evento de folclore ucraniano do Brasil

 

Publicado em: 17/10/2018 08:55 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Whatsapp

 

Prudentópolis receberá maior evento de folclore ucraniano do Brasil

Prudentópolis receberá maior evento de folclore ucraniano do Brasil

Prudentópolis receberá maior evento de folclore ucraniano do Brasil
Encontro ocorrerá nos dias 2 e 3 de novembro. Ingressos estão à venda
Em novembro deste ano, a cultura ucraniana ganhará ainda mais voz em terras prudentopolitanas. Nos dias 2 e 3 de novembro, o município receberá o XXV Festival Nacional de Danças Ucranianas, maior evento cultural do segmento no Brasil. A produção e organização é do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka.

De acordo com a organização, o objetivo do festival é a preservação e divulgação da cultura ucraniana, além da integração entre os diversos Grupos de Dança da Comunidade Ucraniana do Brasil.  A cidade onde o evento será realizado não poderia ser mais propícia: a Pequena Ucrânia Brasileira, como Prudentópolis é conhecida, preserva até hoje os costumes trazidos pelos imigrantes, além das diversas igrejas ucranianas em estilo Bizantino.
60 ANOS DE HISTÓRIA
A realização do 25º Festival vem em encontro às comemorações de 60 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka. O coletivo foi fundado em 1 de agosto de 1958 pelo Padre Efraim Krevey, sob a coordenação das Catequistas do Instituto Secular do Sagrado Coração de Jesus, Nádia Shulan e Ana Hotz.
Reconhecido nacionalmente, colecionando participações em diversos festivais, shows em feiras, exposições, congressos e outros eventos, o Vesselka é formado por 90 integrantes.
“Vesselka significa arco-íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. O grupo o escolheu como lema, pois seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade as tradições que caracterizam a alma ucraniana”, explica a direção do grupo.
Matéria Rede Sul.