Reinauguração do Ginásio de Esportes e abertura dos Jogos Escolares reuniu um grande público em Prudentópolis

Publicado em: 20/06/2018 14:14 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Prudentópolis sediou na noite desta terça-feira (19) a abertura da fase macrorregional dos 65º Jogos Escolares do Paraná. Até o próximo domingo, 1.300 atletas dos núcleos regionais de educação de Irati, Guarapuava, Ponta Grossa e União da Vitória vão participar das competições nas modalidades de atletismo, futsal, handbol, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez.

A solenidade marcou a reinauguração do Ginásio de Esportes Gilmar Agibert que, desde 2016, estava em reforma.
O prefeito do município, Adelmo Luiz Klosowski contou que, além da satisfação em receber os JEPs, o momento é também de alegria pelo município poder apreciar a nova estrutura do ginásio, que contou com um investimento de aproximadamente dois milhões de reais: “Hoje temos 1.300 cadeiras para receber o público de forma confortável, os banheiros e vestiários estão completamente revitalizados e ainda temos uma estrutura impecável de alojamento e refeitório.
É um investimento que fará toda a diferença para o esporte paranaense, completamente alinhado com o devido respeito ao dinheiro público”, afirmou.

Depois da apresentação das autoridades, houve o tradicional desfile das delegações. Um dos momentos de destaque foi o acendimento da pira olímpica, executada pelo atleta Josenei Greczyczyn, aluno da Escola Espaço e Vida (APAE de Prudentópolis) e hexacampeão do Campeonato Brasileiro de Atletismo da Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (ABDEM).
Durante a cerimônia, o secretário municipal de Esporte, Adriano Cardozo, ressaltou a importância da realização dos JEPs no município para o fortalecimento do esporte no município: “É indispensável incentivar os jovens para que eles se voltem à prática esportiva. Nós temos bons resultados no futsal, por exemplo, mas a nossa ideia é a de fomentar outras modalidades esportivas e fortalecer as categorias de base aqui na região”.

Representando a Secretaria de Estado do Esporte, Edson Pereira Andrade falou sobre a grandiosidade do evento e a importância da fase macrorregional como preparatória para as finais: “O mais importante, além de celebrar a reunião de de mais de 40 municípios representados por esses núcleos regionais, é pensar que esses atletas vão para a fase final com um nível técnico muito maior, em uma competição muito mais trabalhada”, afirmou.

Completando a cerimônia, a confraternização dos atletas ficou por conta de apresentações de grupos de dança e de capoeira.
Em seguida, abrindo a temporada de competições, Bitiruna e Prudentópolis disputaram a primeira partida de futsal da fase macrorregional dos JEPs em Prudentópolis.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo e Secretaria da Educação, com apoio do município de Prudentópolis.