• 0800 808 0130
  • Segunda a sexta, das 8 às 12:00 - das 13:00 às 17:00

Programação Alusiva ao dia Mundial da Luta contra a AIDS em Prudentópolis

 

Publicado em: 30/11/2017 17:05 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Whatsapp

 

Programação Alusiva ao dia Mundial da Luta contra a AIDS em Prudentópolis

Programação Alusiva ao dia Mundial da Luta contra a AIDS em Prudentópolis

SAÚDE.
Programação Alusiva ao dia Mundial da Luta contra a AIDS em Prudentópolis 
O Programa IST/HIV/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis realiza nesta próxima sexta feira dia 1º de dezembro a 3ª Caminhada em Comemoração ao dia Mundial de Luta Contra a AIDS. 
 O objetivo é enfatizar e incentivar a população para a prevenção e o diagnóstico precoce do HIV, como uma estratégia que ajuda as pessoas a viverem mais com mais qualidade de vida, além de alertar para o tratamento gratuito como um direito garantido pelo SUS. Atualmente a terapia conhecida como “anti-retrovirais” proporcionam melhor qualidade de vida, redução das ocorrências de infecções oportunistas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. O objetivo do tratamento é reduzir a replicação do vírus do HIV. 
O Programa IST/HIV/AIDS de Prudentópolis, diagnosticou nos últimos quatro anos, 39 casos de HIV/AIDS no município. 
“Aumentamos e descentralizamos a oferta de teste, quanto maior a população testada, maior é o número de diagnóstico” (Relata Enf. Fatima).
De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS do Ministério da Saúde, divulgado no final do ano passado a taxa de detecção no Brasil está em torno de 19,1 casos a cada 100 mil habitantes. Por isso a importância de desenvolver ações de prevenção e controle da doença. A campanha intensifica as ações desenvolvidas durante o ano todo.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é caracterizada pelo desenvolvimento de uma acentuada deficiência do sistema imunológico predispondo o organismo a doenças oportunistas, neoplasias (câncer) e manifestações neurológicas. O uso de preservativo é fundamental para reduzir a transmissão do vírus do HIV. Fazer o teste rápido antes que apareçam sinais e sintomas da doença reduz as chances de adoecer, assim evita as complicações e seqüelas das doenças oportunistas e diminui o número de mortos pela AIDS. 

Programação:
Abertura: 01/12/2017: 3ª Caminhada em Comemoração ao dia Mundial de Luta Contra a AIDS Saída da Rua Prefeito Antonio Witchemichen, ao lado do Colégio Alberto de Carvalho saída às 08h45min. E ainda dia 01/12 no período da manhã e tarde será feita panfletagem nos pontos estratégicos da cidade. 
01/12 à 15/12/2017: Intensificação das coletas de testes Rápidos na US. Dr. Geraldo de Carvalho
05/12 à 15/12/2017: Ações educativas e Coleta de Teste Rápido UNICENTRO, CAPS TM e CAPS AD, ACTA, L. Manduri, Vila Mariana e Bairro Ronda.



Informações: [email protected]
Fone: 3908-1030 
Enf. Fátima