Publicado em: 31/08/2017 08:18 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

BELEZA NATURAL
Obras no Salto São João serão um marco para o turismo de Prudentópolis
Monumento recebeu dois mirantes e estrutura necessária para receber visitantes
Kelly Ramos
Prudentópolis é um município muito rico em belezas naturais. Entre os seus mais belos pontos turísticos está o Monumento Salto São João, que está recebendo obras importantes do Governo do Estado, que vão impulsionar o município no cenário nacional de visitação. Os dois mirantes já estão prontos e vão permitir as pessoas contemplarem de perto a exuberância da natureza.
O local é famoso na região por abrigar uma cachoeira de 84 metros. Os dois mirantes, um perto do centro de visitantes e outro ao lado da cachoeira, estarão interligados por uma trilha onde será construída uma ponte pênsil, já na fase da fundação. Esta é a última obra necessária para a conclusão do monumento.
Os recursos para o Monumento Salto São João são oriundos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que será responsável pela administração do espaço. A obra, com investimentos atualizados de R$ 2,67 milhões por parte do Governo do Paraná, é fiscalizada e acompanhada pela Paraná Edificações e deve ser entregue em novembro.
"Prudentópolis terá o antes e o depois do Salto São João. Temos que trabalhar com a região da Amcespar, porque todos têm potencial. Também com Guarapuava, município que dividimos o Salto São Francisco. Queremos fazer um roteiro turístico através de parcerias", explica o prefeito Adelmo Klosowski.
Em visita à obra no início de agosto, o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o Pepe, elogiou a construção. "Esta é uma das mais de 70 obras de médio e grande porte que a Paraná Edificações está monitorando - a maioria é de saúde, educação e segurança -, mas também conseguimos atender importantes projetos no turismo, e fiz questão de conhecer esta maravilhosa cachoeira em Prudentópolis", afirmou.
Pepe falou que a região vai se desenvolver com o turismo e que o Salto São João é maravilhoso. "A natureza nos encanta. Eu fiquei emocionado ao conhecer. O objetivo do Governo do Estado é desenvolver mais esse lugar, para que as pessoas tenham acesso e a região cresça", acrescentou.
A área total do terreno é de 15 alqueires. O estacionamento com capacidade para 54 veículos leves e quatro ônibus já está pronto. Um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e espaço para comércio também foi finalizado. Outro edifício já entregue é a casa da guarda, um local de 341 metros quadrados com sistema de aquecimento solar e que servirá para abrigar um vigia e pesquisadores do IAP.
ATRAÇÕES
Prudentópolis é conhecida como a terra das cachoeiras gigantes - algumas com até 200 metros-, das igrejas ortodoxas e da Festa Nacional do Feijão Preto, quando é servida a maior feijoada do Brasil, preparada em uma panela gigante de 12 toneladas. O Governo do Paraná trabalha para que o Monumento Salto São João intensifique o turismo na cidade.