Prefeitura de Prudentópolis

Gestão 2013/2016

Seg, 28 de julho de 2014

SAÚDE: Ações alertam população para perigos da poluição sonora

Movimento faz parte da Campanha Nacional de conscientização sobre o ruído e prevê diversas atividades para esta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, a Secretaria da Saúde de Prudentópolis, realiza de forma inédita, ações de Saúde voltadas para conscientização sobre os perigos causados pela poluição sonora. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional com o lema, “Quem compartilha ruído, compartilha perigo!”, realizada em todo o país na semana próxima ao dia 24 de Abril, Dia internacional da Conscientização Sobre o Ruído. Em Prudentópolis as ações vão se concentrar no alerta às pessoas que se expõem ao ruído com mobilização no posto Dr. Geraldo de Carvalho, em empresas e “blitz” educativas em semáforos.

As atividades de alerta vão envolver diversos profissionais da saúde. “É o 1º ano que o município de Prudentópolis vai aderir a campanha de conscientização sobre o ruído e as ações irão ser desenvolvidas no dia 19 de abril, inicialmente em empresas metalúrgicas, serralherias e madeireiras. Essas ações vão orientar os trabalhadores que tem exposição ao ruído, sobre a importância dos cuidados e da prevenção. Será feita uma blitz de panfletagem e orientação à população entre as ruas São João e a São Josafat. Além disso, informamos que, as pessoas que quiserem realizar uma consulta, podem agendar a mesma no posto Dr. Geraldo de Carvalho pelo telefone 3908-1030 ou 3446-2687.” Explicou a fonoaudióloga e uma das coordenadoras da Campanha, Monica Barby Munõz.

Fique atendo aos perigos causados pelo ruído

A poluição sonora pode causar sérios danos a saúde das pessoas. O ruído que é gerado, por exemplo, nas indústrias, nos canteiros de obras, meios de transportes e até em locais de recreação, acabam gerando um efeito negativo sobre o sistema auditivo e podem provocar também alterações comportamentais e orgânicas. “Os efeitos do ruído não são imediatos, depende do nível de intensidade, do tempo de exposição e da pré-disposição pessoal, mas eles são acumulativos ao longo da vida.” alerta Monica.

Prudentópolis

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRUDENTÓPOLIS